quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

As Brumas De Avalon - Marion Zimmer Bradley

 
"We read of tales of treason
A soldiers legacy
Blood beneath the crimson sky
Fighting without reason
But the crime of loyalty
A tattered flag left to fly" 
 Blackmore's Night - Avalon

"A Senhora Da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas De Avalon - A grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do Rei Artur através da perspectiva de suas heroínas.
Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote (primo e melhor amigo de Artur). Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias consequências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob influência dos padres cristãos, apesar de seu juramento de respeitar a velha religião de Avalon.
Além da mãe de Artur - Igraine - e de Viviane - a Senhora do Lago, grande sacerdotisa de Avalon - uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, irmã de Artur.
Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em sua grande rival.
Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e do paganismo, representado por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas como Grã-Bretanha."

Sou suspeita pra falar sobre os livros, já que desde meu 9 anos de idade era fascinada pela história do Rei Artur, embora não conhecesse profundamente.
O livro apresenta a lenda arturiana sob a perspectiva feminina, o que tornou a leitura bem mais fácil para mim, embora eu só tenha terminado de ler todos os livros após três meses.
Claro, ao longo de quatro livros, amei e detestei vários personagens, mas a única que manteve a minha simpatia durante a trama inteira foi Morgana.

Demorei muito para ler os livros, não porque a história é chata, mas porque comecei um pouco antes de ficar de férias, então eu tinha muitas provas. Eu estava esgotada para leitura nas férias, então só li mesmo durante as aulas e o intervalo '-'

Quando parei de ler nas férias e fui retomar a leitura, já nem lembrava mais quem era quem, por isso recomendo que leiam o livro direto. São muitos personagens, com nomes parecidos, ou até mesmo dois nomes, que depois de um tempo já não sabe quem é quem -Q

Mas é o tipo de livro com uma trama envolvente, e para quem gosta de Idade Média e das Lendas Arturianas, consegue ler os quatro em um único fôlego *-* Faz um bom tempo que esse rascunho está aqui, mas não sei mais o que comentar destruir a magia (literalmente) da leitura.

Mas eu estou com falta da história e de seus personagens. Tenho tantos livros para ler, mas poucos estão no cenário medieval. Por enquanto, contento-me com música, como Blackmore's Night. Por enquanto u_ú



Bom, deixarei logo abaixo os links para Download de dois filmes baseados na lenda arturiana. Um deles, é adaptação de As Brumas de Avalon.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eu li lá pelos meus 20 e poucos anos... li duas vezes. a História do rei Artur sempre me fascino... vale a pena a indicação... o pensamento foi longe agora... obrigada por me lembrar. bj

Postar um comentário