segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sorte de Hoje: “Paus e pedras podem te ferir, mas palavras nunca vão te machucar”


Bom, essa foi a “Sorte de Hoje” que encontrei ao entrar em meu Orkut. Creio que várias “Sorte de Hoje”  são enviadas aleatoriamente, mas pela primeira vez recebi uma em tom irônico (ou não). 

"...Palavras nunca vão te machucar": para alguém afirmar isso, nunca levou um fora, recebeu um "não", nunca ouviu alguém falar como o seu cabelo ou a sua roupa estão fora de moda, que aquela pessoa nunca vai te olhar porque você não faz parte do padrão de beleza proposto, que você é um drogado, uma puta, que não faz nada certo, que você já não é bom o suficiente e pode ser facilmente substituído... Nunca deve ter ouvido uma crítica, seja construtiva ou não.

Certa vez, li que “a caneta é mais forte que a espada, pois as palavras também podem cortar”, e concordei imediatamente com essa frase. 

Não há algo tão perigoso quanto as palavras. Trata-se de um grande labirinto, onde as mais belas te atraem e te jogam diretamente na mais perigosa armadilha. As palavras proporcionam e completam bons momentos, mas também podem destrui-los. Não só momentos, mas pessoas. Quando ditas em excesso, ou simplesmente não ditas, podem machucar mais do que qualquer arma empunhada pelas mãos humanas. E acredite, em situações como essas, elas são desumanas.

Mas também curam. Fazem companhia. Estão sempre ali, preenchendo um vazio: seja de uma página ou de uma vida. Quando estou sozinha, vou distribuindo-as pela folha de caderno, ou lendo-as em algum livro. E lá vou eu: preenchendo todas as lacunas sociais com as palavras.

Talvez esse seja o segredo: amá-las. Quanto mais você se entrega, mais recebe. Não há injustiça nem desproporcionalidade com as palavras. Em algum momento elas se tornarão insuficientes, é verdade, mas nunca inúteis. Afinal, a vida não depende só das palavras: o barulho do silêncio, a chuva no pavimento e as batidas de um coração... Pode existir uma onomatopéia para tudo isso, mas os lábios do ser humano não são capazes de proferir sons tão belos.

As palavras têm vida, por este motivo não estão isentas da imperfeição.
Assim como eu, como você... Mas temos algo em comum: precisamos ser amados para que alguém veja o melhor de nós. 

Bloodstained Alice

1 comentários:

Céé. disse...

Incrível, simplesmente incrível.

Postar um comentário