quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Leitura: questão de gosto ou condição social?

Eu estive pensando sobre leitura. Todos condenam veementemente a tecnologia, e defendem o hábito da leitura nos adolescentes.

Não estou dizendo que os adolescentes podem usufruir como bem entendem da internet, mas de certa forma, é bem mais atraente do que um livro.
Esses dias eu estava pesquisando um livro para ler, e encontrei. Mas não o comprei. Por quê?
O PREÇO.

Gosto de ler, mas creio que alguns livros são muito caros para que todos tenham acesso. A culpa não é apenas do brasileiro, os preços de alguns livros colaboram para tanto desinteresse na leitura.

Livros de autores como Stephen King, Anne Rice, Nora Roberts e outros autores que não me recordo agora, são caros para serem adquiridos regularmente.
Custam a partir de R$40,00, e alguns pais, como os meus, não entendem como um monte de folhas valem tanto.

Diferentemente do que muitos imaginam, meus pais ao invés de me estimular para a leitura, querem que eu pare de ler. Estranho, não? Mas é assim que são as coisas por aqui. O dinheiro que eu ganho por mês, a maior parte se vai com livros. E meus pais acham isso ruim. Às vezes não entendo o que os adultos esperam de nós '-'

Voltando a discussão: Antes que alguém possa ler algo 'inteligente', a pessoa tem que ter o hábito da leitura. às vezes, esse 'algo inteligente' que eu digo, é aquela leitura obrigatória, porém chata '-'

Para ter o hábito da leitura, e interpretar até mesmo aquele livro chato, é necessário você GOSTAR de ler. Só se adquire esse gosto se algo o estimula. E nada como um bom livro, não?

E se os livros bons são caros? A culpa é nossa, ou também do Governo, que não disponibiliza todos os gêneros de livros nas bibliotecas? Em algumas cidades biblioteca é algo inexistente.

Então, porque reclamar quando o computador se torna cada vez mais essencial, se é mais barato passar uma hora na lan house do que comprar um livro?

Adoro ler, mas tenho que admitir: não é porque ninguém se interessa, mas porque ler custa caro.

claro, mas não se pode jogar toda a culpa no preço, não? Há livros bons de preço baixo. No meu município, minha irmã ganhou dois livros, que por incrível que pareça, são bons. Embora sejam livros de infanto-juvenil, alguns são muito bons. Um exemplo desse tipo de livro é Vida de Droga. Li quando estava na 7ª série, e ainda consigo gostar dele, mesmo sendo um assunto considerado clichê, mostra como é fácil entrar no mundo das drogas, e como é quase impossível sair.

Esse é só um, mas há tantos outros livros *-* Há quem goste de Machado de Assis, Shakespeare e outros autores, que possuem livros caros, mas uma editora (Martin Claret) traz esses livros a um preço acessível. Por menos de R$20,00 você pode ler um bom livro, que a propósito, essa editora traz livros de leitura praticamente obrigatória para quem vai prestar vestibular, principalmente história e filosofia.

Embora o preço de alguns livros seja realmente absurdo, sempre há outros meios. Seja pegar emprestado, e até mesmo ir à um Sebo, onde os preços de alguns livros ficam consideravelmente baixos. E não é só porque trata-se de um lugar onde o preço é menor, que a mercadoria não presta. Muito pelo contrário, se está à venda, o dono anterior cuidou muito bem, e precisava passar a frente para adquirir novos.

Ler é bom. Não se pode usar preço como desculpa, embora, em minha opinião, seja um ponto que dificulta o acesso de muitas pessoas aos livros. Mas não torna impossível. Então vamos tomar vergonha na cara, e ler. Um jornal, um mangá, um filme legendado, uma bula de remédio. Qualquer coisa. Mas vamos aprender a interpretar e dissertar bem. Porque o problema não são as pessoas burras: são as que têm preguiça de aprender.

AHHH' e nem vou comprar o livro que me interessa, mas se alguém quiser me emprestar "O Homem de Gelo - Confissões de um Matador da Máfia", eu aceito :D

Uma amiga de escola me enviou um vídeo que eu particularmente achei muito interessante. Uma discussão muito boa sobre os jovens e a literatura. Está dividido em dois vídeos. Boa Diversão :D

 

Parte 2:
 PS:. Tive uma aula sobre coesão e coerência, mas de nada adiantou --' ADORO repetir palavras --'

1 comentários:

Postar um comentário